sexta-feira, julho 14, 2006

 

Cergal

Cergal é uma cerveja produzida pela Central de Cervejas destinado ao mercado de produtos de baixo preço (e baixa qualidade). É vendida nos supermercados Pingo Doce e em alguns hipers em Espanha como 1º preço.






















Acerca da Cergal aqui fica um texto incluido no blog http://textosorigemdasespecies.blogspot.com/

“Havia um tempo em que as cervejas eram todas iguais. Minto: em que nós, inocentes, julgávamos que as cervejas eram todas iguais. Eu recordo coisas simples, como essa. O gosto do primeiro golo de cerveja – o da primeira aventura como adolescentes. Era Verão. Tínhamos quinze anos. Dezasseis. Havia um brilho imbecil nas tardes de Verão, e um reflexo alaranjado no entardecer; nada que não venha na literatura. Romances de aventuras, policiais, séries de televisão, primeiros romances a sério, choupos à beira do rio, creme Nívea na praia, areal a perder de vista, pinhais, dunas. Posso mencionar o primeiro beijo? Posso. Essas coisas têm mais probabilidade de terem acontecido durante o Verão. Tal como a primeira cerveja. Nesse tempo havia marcas como Clock, Cergal, Marina, Cuca. Hoje, há mais marcas. Mas essas eram as dos Verões de há trinta anos, vinte anos. Seriam melhores do que hoje? Não sei. Não havia essas preocupações. Era apenas uma cerveja, uma transgressão. Outro dia, no supermercado, revi a Cergal. Vi-a em latas, verdinhas, com o complemento «Holland style» ou «Holland beer». Comprei duas latas, tal como já comprei, em alfarrabistas, livros escolares de há trinta anos – para rever um tempo. Lager clara, fria, sem ademanes. Procurei um sabor antigo mas não soube reconhecê-lo. Leve e ligeira, lembrou-me apenas que o tempo passava. Tinha um sabor simpático de lúpulo suave, trabalhado com cuidado. Era o nome da Cergal, com aquele rasto de cereal flutuante, filtrado com esmero (ah, que diferença em relação à antiga Cergal), um raio de luz na minha memória traiçoeira.

Francisco J.V.”

Comments:
Desculpe mas este senhor não é um apreciador de cerveja é um poeta eheh. Para a próxima tente a garrafa em vez da lata... ;)
 
um verdadeiro hino á cerveja!
 
Sou apreciador de cerveja há pelo menos 30 anos e por isso digo claramente que a Cergal é uma excelente escolha, uma relação preço qualidade imbatível. Falam por mim todos os hectolitros que já bebi ! Posso aliás afirmar que anda melhor a Cergal que algumas marcas que são hoje feitas à pressa....
 
comprei precisamente por conhecer o nome Cergal de outros tempos, e pensei " ora vamos lá ver"
Fiquei muito surpreendido com a leveza e gosto suave, nada de "arranhanços" como nas tais "mass produced"
Fiquei cliente.
 
dá-me o bom preço da cerveja que eu quero muito a quantidade enviada para o e-mail me de correio é que Usman gujjar 123456.com @ gmail.com obrigado
 
Gostaria de deixar um comentário sobre a Cergal, queria o vosso telefone e email.
Cumprimentos
Dr. Manuel Fradique
manuelfradique@gmail.com
 
Gostaria de deixar um comentário sobre a Cergal, queria o vosso telefone e email.
Cumprimentos
Dr. Manuel Fradique
manuelfradique@gmail.com
 
Gostaria de deixar um comentário sobre a Cergal, queria o vosso telefone e email.
Cumprimentos
Dr. Manuel Fradique
manuelfradique@gmail.com
 
Gostaria de deixar um comentário sobre a Cergal, queria o vosso telefone e email.
Cumprimentos
Dr. Manuel Fradique
manuelfradique@gmail.com
 
Fui o fabricante da primeira Cergal que saiu para o mercado, em conjunto com uma equipa muito jovem e muito gira.
A Cergal de 1972, veio modificar o conceito de cerveja, nem doce como a Super Bock, nem pesada como a Sagres. A partir daí a Super Bock carregou ligeiramente no lúpulo e a Sagres modificou o seu diagrama de fabrico.
A Cergal desapareceu, mas as boas cervejas que hoje se fazem em Portugal, muito devem à Cergal, do tipo Pilsner, que hoje a Central de Cervejas, julgo que para manter o direito à marca, a faz como um sub-tipo da Pilsner com o nome Lager, tal como a Carlsberg de que fui também co-fabricante de milhões de litros.
Toda esta aventura aconteceu na Cergal, Cervejas de Portugal, com a extinta fábrica situada na Quinta da Água da fonte do Cedro, Venda Seca, Belas.
Ficam as saudades
José do Nascimento
jbnascimento@gmail.com

 
Sou apreciador da Cergal. Essa cerveja proporciona um bom custo/qualidade.
 
Lembro-me perfeitamente do aparecimento da Cercal - a da Venda Seca -, de que o meu saudoso pai era um fã, pois dizia que era uma cerveja agradável e leve, ao contrário da "Sagres". Lembro-me ainda dos camiões coloridos que distribuíam a cerveja pelas lojas. Surpreendente eram as fardas dos funcionários da empresa: camisa amarela- âmbar e calça castanha, aliás, como os camiões. Tinham uma estética muito agradável e, obviamente, davam nas vistas. Infelizmente, esta magnífica cerveja, com uma campanha publicitária de lançamento muito forte e muito criativa, durou pouco, extinguindo-se a marca com a sua incorporação na Sociedade Central de Cervejas. Obrigado, José do Nascimento, por me fazer recordar as minhas memórias de infância. O meu bem-haja! António de Oliveira, Queluz.
 
Espetacular, para mim. Adoro o sabor. Fez-me lembrar a minha juventude traquina. Adoro.
 
Adoro cerveja. Adoro Cergal.
 
A Cerveja "CERGAL" neste momento é enchida em Santarém na ex. fábrica do Sousa Cintra, (Fábrica - Font Saleme), não deixa em nada a desejar há Sagres ou a Super Bock, em relação qualidade preço é a melhor cerveja que temos em Portugal, eu fui funcionário em 1990 na fábrica da "UNICER" em Santarém e sei o que digo, pois trabalhei na secção do fabrico 24 meses.
 
Muito boa cerveja,em casa só entra cergal , comprar Sagres é encher o cú a gulosos.
 
Cergal é a cerveja que eu consumo em casa e não quero outra.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?